CRUZAR O RIO
Uma família composta pelo pai, pela mãe e duas crianças desejavam atravessar um rio, mas não havia nenhuma ponte.Como poderiam cruzá-lo?
Então viram um homem com seu barco e remo.
-Poderia nos emprestar seu barco?Perguntou a mãe
-Sim, claro, respondeu o senhor.Mas é um barco pequeno.Só cabe nele um adulto ou no máximo duas crianças.
-As crianças podem remar?Perguntou o pai.
-Claro que sim, disse o dono do barco.E vocês poderão deixar o barco na outra margem se quiserem.
Você pode responder como fará a família para cruzar o rio nesse barco tão pequeno?Quantas viagens o barco vai ter de fazer?
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
jogo da memória com fração
OBJETIVO:
Leitura correta de fração.
identificar a representação geométrica da fração.
desenvolver a memória.
NÚMERO DE JOGADORES:
2 A 4.
MATERIAL:
cerca de 10 cartas sendo na metade da carta a fração e na outra a representação geométrica da fração.
MODO DE JOGAR:
As cartas ficarão separadas e viradas para baixo.Cada jogador vira duas cartas e diz se elas se encaixam ou não. Se estiver correto ficara com o par de cartas para si, caso contrário virará para baixo as duas cartas.Vencerá quem quem formar mais pares.
Leitura correta de fração.
identificar a representação geométrica da fração.
desenvolver a memória.
NÚMERO DE JOGADORES:
2 A 4.
MATERIAL:
cerca de 10 cartas sendo na metade da carta a fração e na outra a representação geométrica da fração.
MODO DE JOGAR:
As cartas ficarão separadas e viradas para baixo.Cada jogador vira duas cartas e diz se elas se encaixam ou não. Se estiver correto ficara com o par de cartas para si, caso contrário virará para baixo as duas cartas.Vencerá quem quem formar mais pares.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
JOGO ENVOLVENDO FRAÇÃO
Uma das formas lúdicas de ensinar crianças é com jogos.
Segue um exemplo de jogo envolvendo frações.
BINGO COM FRAÇÕES
Objetivo:operações entre frações;fixar conteúdo; desenvolver concentração;aplicar o conhecimento.
Jogadores:toda a turma
Modo de jogar:cada estudante recebe uma cartela .O professor lerá os problemas e o jogador marca em sua cartela a respostas que possuir.ganhará o aluno que preencher primeiro toda a sua cartela.
Modelo de fichas:
Pedro comprou 36 bolinhas de gude.Deu dois sextos para seu primo.Com quantas bolinhas Pedro ficou?
Um reservatório de de agua tem capacidade para 60l de água.Se ainda restam um quarto de água,quantos litros serão necessários para enchê-lo.
Recebi R$ 168,00 pelo pagamento de um serviço.Se já gastei um meio desse dinheiro ,quanto falta , ainda, para gastar?
Segue um exemplo de jogo envolvendo frações.
BINGO COM FRAÇÕES
Objetivo:operações entre frações;fixar conteúdo; desenvolver concentração;aplicar o conhecimento.
Jogadores:toda a turma
Modo de jogar:cada estudante recebe uma cartela .O professor lerá os problemas e o jogador marca em sua cartela a respostas que possuir.ganhará o aluno que preencher primeiro toda a sua cartela.
Modelo de fichas:
Pedro comprou 36 bolinhas de gude.Deu dois sextos para seu primo.Com quantas bolinhas Pedro ficou?
Um reservatório de de agua tem capacidade para 60l de água.Se ainda restam um quarto de água,quantos litros serão necessários para enchê-lo.
Recebi R$ 168,00 pelo pagamento de um serviço.Se já gastei um meio desse dinheiro ,quanto falta , ainda, para gastar?
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
HISTÓRIA E DEFINIÇÃO DE FRAÇÃO
Há 3000 anos antes de cristo , os geômetras dos faraós do egito realizavam a marcação das terras, mas nun certo período ocorria inundações nessas terras e eles tinham que marcar tudo de novo , então começaram a usar cordas , mas viram que essa marcação não era exata ,começaram a partir disso usar as frações.
EXEMPLO:
Dividir uma pizza em pedaços iguais.
As frações são números que expressam quantidades em que os objetos são partidos em igualdade e são representados em quociente de 2 números a/b.
EXEMPLO:
2/10 = significa que a unidade foi dividida em 10partes e nós temos 2 partes dessa divisão.
EXEMPLO:
Dividir uma pizza em pedaços iguais.
As frações são números que expressam quantidades em que os objetos são partidos em igualdade e são representados em quociente de 2 números a/b.
EXEMPLO:
2/10 = significa que a unidade foi dividida em 10partes e nós temos 2 partes dessa divisão.
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